Farol de Santa Luzia

1871View on timeline
Farol de Santa Luzia - Foto 1
Farol de Santa Luzia - Foto 2
DRONE no Farol de Santa Luzia Vila Velha ES

O Farol de Santa Luzia localiza-se no final da Praia da Costa, em Vila Velha, estado do Espírito Santo, no Brasil.

Torre octogonal em ferro, com a base alargada, lanterna e galeria. Tudo pintado de branco.

História

Localizado em Vila Velha, bem na entrada da baía de Vitória, o farol Santa Luzia foi construído a pedido de João Maurício Wanderley, o Barão de Cotegipe e ministro da guerra do império, em Glasgow (Escócia), no ano de 1870, e trazido para o local onde se encontra (Vila Velha-ES), pelo engenheiro Zózimo Barroso. Entrou em funcionamento em 1871, quando foi inaugurado por D. Pedro II (1840-1889), visando orientar as embarcações que normalmente transitam de e para os portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

Com iluminação inicial a querosene, o farol conta com 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas. Atualmente é iluminado por lâmpadas 300 watts e quatro focos servindo de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

Por pertencer à Capitania dos Portos, é área de segurança. Porém, um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento de Vila Velha tornou possível sua abertura à visitação em 18 de novembro de 2016, depois de dez anos fechado. A prefeitura de Vila Velha mantém no local estagiários para orientar os visitantes. Ele está aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com o fechamento dos portões às 16h30.

Obras de acessibilidade e segurança foram feitas para que o monumento passasse a receber o público. Além disso, um deque com um leme que simula uma embarcação e uma exposição permanente de vários tipos de nós de Marinha completam as adequações feitas.

O acesso é permitido para grupos de até 25 pessoas por vez, que poderão permanecer no espaço por até 20 minutos. Grupos maiores que 25 pessoas e escolas devem agendar horário. A entrada é gratuita.

O terreno onde está situado o Farol Santa Luzia foi doado a União em 1913 pelo Dr. Hermano Santana e sua esposa e, posteriormente, entregue a Marinha do Brasil em 1985, atual responsável pela área. Além do farol, o local abriga uma vila residencial militar, com três casas, dentre elas, a do faroleiro, encarregado da manutenção do Farol.

Características

O farol eleva-se a doze metros de altura, com nove metros quadrados de base. A sua luz, produzida por uma lâmpada de 3.000 watts, alcança quinze milhas náuticas (27,78 quilômetros).

Da pedra onde está instalado, pratica-se a pesca de currico, onde o principal peixe pescado é a anchova.

É um ótimo local para apreciar a vista do mar, o movimento dos navios e barcos pesqueiros.

No local onde está o Farol é possível ver ao mesmo tempo três municípios da região metropolitana: Vila Velha, Vitória e Serra.

Por pertencer à Capitania dos Portos, é área de segurança. Porém, um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento de Vila Velha tornou possível sua abertura à visitação pública. A prefeitura de Vila Velha mantém no local há estagiários para orientar os visitantes. O telefone para marcação de visitas atualmente é (27) 3388-4344, que é da coordenação de turismo da prefeitura de Vila Velha. OBS: Informação sujeita a alteração.

Nome alternativo: Farol da Ponta de Santa Luzia.

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 25/09/2020

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Pontos turísticos:


1871Farol de Santa LuziaFarol de Santa Luzia