Revoluções de 1848

01/01/1848View on timeline

Dá-se o nome de Revoluções de 1848 ou Primavera dos povos à série de revoluções na Europa Central e Oriental que eclodiram em função de regimes governamentais autocráticos, de crises econômicas, do aumento da condição financeira e da falta de representação política das classes médias e do nacionalismo despertado nas minorias da Europa central e oriental, que abalaram as monarquias da Europa, onde tinham fracassado as tentativas de reformas políticas e econômicas.

Este conjunto de revoluções, de caráter nacionalista, liberal, socialista e democrático, foi iniciado por uma crise econômica na França, e foi a onda revolucionária mais abrangente da Europa, embora em menos de um ano, forças reacionárias tenham retomado o controle e as revoluções em cada nação tenham sido dissipadas. Ao direcionar seu governo para interesses da Burguesia, Luís Felipe despertou a oposição da população mais pobre, dos republicanos e também dos socialistas, grupo que se fortalecia cada vez mais na Europa. 

O primeiro presidente eleito para esse cargo foi Luís Bonaparte, sobrinho do imperador Napoleão Bonaparte. Pouco antes do final de seu mandato, em 1851, Luís Bonaparte deu um golpe de estado e implantou o Segundo Império. Cerca de 50 países foram afetados, embora as revoluções fossem locais e não houvesse uma coordenação entre elas. Os levantes foram liderados por uma mistura de reformadores, de membros da classe média e de trabalhadores, que não se mantiveram unidos por muito tempo.

As mudanças significantes que duraram após esses levantes foram a abolição da servidão no Império Austríaco e no Reino da Hungria, o fim do absolutismo monárquico na Dinamarca e o fim definitivo da monarquia capetíngia na França. As revoluções foram mais importantes na França, Alemanha, Polônia, Itália e no Império Austríaco, mas não chegou a alcançar a Império Russo, Grã-Bretanha, Espanha, Suécia, Portugal ou o Império Otomano. A partir de 1845, a situação política francesa foi profundamente agravada pela eclosão de uma crise econômica devido a escassez de alimentos. 

Essa crise acabaria se estendendo por todo o continente e estaria na origem das revoluções liberais que abalaram a Europa Centro-Ocidental, no ano de 1848. Os anos de 1845 e 1846 foram de péssimas colheitas, desencadeando uma crise agrícola em todo o continente. A crise agrícola iniciou-se em Flandres e na Irlanda, com as péssimas colheitas de batatas. Na Europa Ocidental, a má colheita de trigo desencadeou em 1846 uma série de revoltas camponesas. Essa crise desencadeou uma alta vertiginosa do custo de vida, atirou à miséria grandes setores da população rural e reduziu drasticamente a sua capacidade de consumo de produtos manufaturados.

Revolução de 1848 - Movimentos revolucionários populares no mundo

Revoluções de 1848 - Wikipédia

Falando sobre 1848 - A Primavera dos Povos

Primavera dos Povos - Toda Matéria

Primavera dos Povos - Brasil Escola

Reunião cartista em Kennington Common, 1848.
Barricada na rua Soufflot. O Panteão é mostrado em segundo plano.
Lamartine, em frente à Câmara Municipal de Paris, rejeita a bandeira vermelha em 25 de fevereiro de...
Revolta de 19 de março de 1848 em Berlim
PRIMAVERA DOS POVOS | APRENDAQUI
Revoluções no Século XIX & Primavera dos Povos - Na Cola da Prova

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 30/01/2019

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Conflitos:


01/01/1848Revoluções de 1848Revoluções de 1848
19/07/1870Guerra Franco-PrussianaGuerra Franco-Prussiana
18/01/1871Unificação da AlemanhaUnificação da Alemanha
28/07/1914Primeira Guerra MundialPrimeira Guerra Mundial