Concretagem

28/05/2019View on timeline

Segundo a NBR 14931:2004 "Execução de estruturas de concreto - Procedimento"


9.2 Cuidados preliminares

9.2.1 Fôrmas

Antes do lançamento do concreto devem ser devidamente conferidas as dimensões e a posição (nivelamento e prumo) das fôrmas, a fim de assegurar que a geometria dos elementos estruturais e da estrutura como um todo estejam conforme o estabelecido no projeto, com as tolerâncias previstas em 9.2.4, além das previstas nas normas de projeto (5.1) ou nas especificações do projeto (5.2.1).

A superfície interna das fôrmas deve ser limpa e deve-se verificar a condição de estanqueidade das juntas, de maneira a evitar a perda de pasta ou argamassa. Nas fôrmas de paredes, pilares e vigas estreitas e altas, devem ser deixadas aberturas provisórias próximas ao fundo, para limpeza. Fôrmas construídas com materiais que absorvam umidade ou facilitem a evaporação devem ser molhadas até a saturação, para minimizar a perda de água do concreto, fazendo-se furos para escoamento da água em excesso, salvo especificação contrária em projeto.

Se a fôrma for utilizada para concreto aparente, o tratamento das superfícies da fôrma deve ser feito de maneira que o acabamento requerido seja alcançado.

O uso de desmoldantes deve seguir o que determina 7.2.7.

9.2.2 Escoramentos

Antes do lançamento do concreto devem ser devidamente conferidas as posições e condições estruturais do escoramento, a fim de assegurar que as dimensões e posições das fôrmas sejam mantidas de acordo com o projeto e permitir o tráfego de pessoal e equipamento necessários à operação de concretagem com segurança.

9.2.3 Armaduras

A montagem, o posicionamento e o cobrimento especificados para as armaduras passivas devem ser verificados e as barras de aço devem estar previamente limpas de acordo com o que estabelecem 8.1.4 e 8.1.5. Os estribos de pilares no trecho da intersecção com a viga devem ser projetados de modo a possibilitar sua montagem.

NOTA Nas regiões de grande densidade de armadura, como por exemplo na região de traspasse de armadura de pilar, o projeto deve prever detalhamento que garanta o espaçamento necessário entre barras para a execução da concretagem.

O posicionamento e a fixação das armaduras ativas devem ser verificados como estabelecem os anexos A e C. Devem ser tomados os cuidados especiais contra problemas relacionados à corrosão.

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 29/01/2019

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Estrutura:


Invalid DateForma
Invalid DateExecução dos pilares e vigasExecução dos pilares e vigas
Invalid DateArmaçãoArmação
Invalid DateConcretagem
Invalid DateDesforma
Invalid DateExecução da laje
Invalid DateEscoramento
Invalid DateForma
Invalid DateArmação
Invalid DateConcretagem
Invalid DateDesforma