Fundação

15/05/201925/05/2019View on timeline

A fundação que deverá ser executada será conforme o que está especificado no projeto de fundação.

É extremamente importante se atentar para tudo o que o projeto determina. Segue abaixo os itens que é preciso se atentar no projeto:

  • Qual o tipo de fundação: radier, blocos, estacas
  • Qual a forma4 será utilizada
  • Escoramento da forma
  • Quantidade de ferragem
  • O diâmetro da ferragem
  • O espaçamento entre as ferragens
  • Os estribos5
  • Cobrimento6 da ferragem
  • Qual concreto deve ser utilizado: qual a resistência do concreto1 (fck), qual o tamanho da brita (0, 1, 2 ou 3), qual o slump2 e qual o traço3

Se houver dificuldade em encontrar essas informações no projeto e/ou estiver faltando algumas dessas informações é imprescindível entrar em contato com o engenheiro contratado para fazer o projeto de fundação.

*O engenheiro contratado para emitir a ART de execução de obra deverá fazer o acompanhamento de todas as etapas da execução.

*Seguir rigorosamente o determinado pela NBR 6122:2010 "Projeto e execução de fundações"

1 Concreto é a mistura de água, areia, cimento e brita

2 O traço de concreto é previamente definido em laboratório por um profissional responsável pelas dosagens. Cada componente da mistura tem sua quantidade exata para atingir as propriedades no estado fresco e endurecido.“O ensaio de Slump Test se dá pelo abatimento do tronco de cone de concreto. Quanto maior o abatimento resultante deste ensaio, mais fluido está o concreto”, diz Scheifer, exemplificando com o produto entregue pelas concreteiras: “Se o Slump Test especificado em nota fiscal é o 10+-2 significa que o limite para a descarga é de 12 cm. Se o ensaio de abatimento em obra obtiver 14 cm como resultado, significa que o concreto está mais fluido do que deveria, ou seja, recebeu mais água em sua composição do que o estabelecido em laboratório e este caminhão deve ser recusado”. (https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/traco-de-concreto-controle-de-qualidade-do-concreto/). Procure saber com o engenheiro responsável pela obra.

3 Traço é a dosagem de água, areia e cimento do concreto. Procure saber com o engenheiro responsável pela obra..

4 As formas para concreto são basicamente as caixas instaladas na obra, que garantirão a geometria dos elementos estruturais de concreto. (https://www.engenhariaconcreta.com/formas-para-concreto-tipos-de-formas-e-principais-cuidados/)

5 Os estribos são peças de metal que devem ser utilizadas junto com vergalhões para montar estruturas de sustentação para diferentes tipos de construção.(site da Leroy Merlim)

6 Em estruturas de concreto, o cobrimento adequado das armaduras tem como função principal garantir proteção física e química para os vergalhões de aço. Falhas nessa barreira significam sujeitar as armaduras às agressões do meio ambiente, que induzem à corrosão do material e comprometem a capacidade de suporte de carga de toda a estrutura. (https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/cobrimento-de-armaduras-determina-durabilidade-de-estruturas-de-concreto_14548_10_0)


Sapatas de concreto

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 29/01/2019

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Fundação:


Invalid DateTerraplanagemTerraplanagem
Invalid DateFundaçãoFundação
Invalid DateEscavaçãoEscavação
Invalid DateFormaForma
Invalid DateArmaçãoArmação
Invalid DateConcretagem
Invalid DateDesforma
Invalid DateReaterro e compactação do solo