Criação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)

1971View on timeline

O ICMC originou-se como Departamento de Matemática da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), em 1953, fundado por renomados matemáticos italianos e outros competentes professores brasileiros. Em 1970, parte dos docentes do Departamento de Matemática e de outros departamentos da EESC passaram a constituir o Departamento de Ciências de Computação e Estatística, ainda pertencendo à Escola de Engenharia. Em 1971 era criado o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, constituindo-se dos Departamentos de Matemática e de Ciências de Computação e Estatística, então desvinculados da EESC.

Em novembro de 1996 foi iniciado o processo de solicitação de inclusão do termo "Computação" no nome do Instituto. Partiu do Departamento de Computação, mas resgatou um anseio comunitário e social de modernização existente há muitos anos, e que nos tempos atuais claramente se expressou pelas inúmeras iniciativas que envolvem os temas de Matemática e Computação em conjunto. Desta forma, a mudança do nome do Instituto foi um "ajuste" a uma tendência legítima, que há vários anos foi sendo reconhecida pela sociedade.

É importante observar que o nome "Computação" simboliza um conjunto de conhecimentos humanos, que nasceu da rica comunhão entre as Ciências Matemáticas e as Engenharias, e cresceu alimentado pela diversidade de produtos e processos desenvolvidos por tão diferentes campos. Além disso, a preocupação em preservar o ambiente de cooperação e integração que sempre existiu no Instituto foi fundamental, e possibilitou mais uma vez evidenciar as importantes conquistas realizadas com a contribuição de ambos os departamentos, de Matemática e de Computação.

A partir de 20 de março de 1998, de acordo com decisão da Congregação do então ICMSC e deliberação do Conselho Universitário da USP, a mudança do nome desta unidade do Campus de S. Carlos se efetivou, para: INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - ICMC.

Saiba mais: https://www.icmc.usp.br/institucional/quem-somos

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 13/07/2021

Updated in 13/07/2021

All events in the topic USP São Carlos:


17/01/1958Primeira Colação de GrauPrimeira Colação de Grau
09/11/1954 • 12:47:38Inicio das Obras - Campus 1Inicio das Obras - Campus 1
22/12/196804/12/1969Novos Cursos
23/06/2015 • 13:59:18Adesão da USP ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu)