Author:

Thais Pecegueira

Registered 1 year ago.
Event:

Visualization(s): 143

Created: 2018-12-12 06:59:25.

Last modified: 2019-10-13 19:38:06.

External Link: Surge o IGP-M

Rss Feed: Mazzini Construtora e Incorporadora

Resume:
Videos 0 Images 0 Audios 0 Files 1 Links 0
Tags:

No tags ...

 

Índices Gerais de Preços


Os Índices Gerais de Preços da Fundação Getulio Vargas foram divulgados pela primeira vez em novembro de 1947, no número de estréia da Revista Conjuntura Econômica. Desde então registram as variações de preços de matérias-primas agropecuárias e industriais, de produtos intermediários e de bens e serviços finais.

Apresentam-se em três versões: Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10), Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI). A diferença entre eles está no período de coleta das informações para cálculo do índice. O quadro a seguir compara o período de referência de cada versão do IGP. Os preços coletados em cada período são comparados aos levantados nos 30 dias imediatamente anteriores:

O IGP-10 mede a evolução de preços no período compreendido entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência. A série do IGP-10 teve início em 1993. O IGP-M é coletado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. Sua série começa em 1989. O IGP-DI é coletado entre o primeiro e o último dia do mês de referência. A série histórica retroage a 1944.

O IGP-M, diferentemente das demais versões, conta com um sistema de apurações prévias divulgadas antes do fechamento mensal. Essas prévias apresentam resultados parciais do índice com base na coleta realizada em períodos de dez dias.

A primeira prévia, divulgada com a denominação de primeiro decêndio, calcula as variações obtidas a partir das informações colhidas no período de 21 a 30 do mês anterior ao de referência, comparadas às levantadas ao longo dos trinta dias anteriores. A segunda prévia expande o período de coleta para 21 do mês anterior a 10 do mês de referência, apresentando resultados cumulativos. A terceira apuração é o próprio IGP-M.


 
Mazzini Construtora e Incorporadora

Mazzini Construtora e Incorporadora

Patrimônio de Afetação: Segurança Jurídica Na Aquisição de Imóvel Em Planta Incentivo ao financiamento; Patrimônio de afetação Economia em alta salva governo em 2005 Início IPO de Incorporadoras; Introdução da Const. Civil na lei geral da MPEs; Caixa abre crédito para Incorporadoras Aumento de IPO de Incorporadoras; PAC; Pré-Sal Crise financeira internacional; Mercado Imobiliário volta a atenção às classes C e D Miriam Leitão fala sobre crise no mercado financeiro Classes C e D darão fôlego ao mercado imobiliário nas próximas décadas Lançamento do PMCMV; Compulsório e Redução do IPI; Realinhamento dos valores dos imóveis enquadrados no SFH Governo gastará R$ 34 bilhões com plano de habitação Após paralisar lançamentos no início do ano, setor volta a se aquecer Lula defende que redução do IPI contribuiu para superação da crise Recorde de Criação de empregos formais; Prorrogação da redução de IPI para materiais de const. civil até 2011 Criação de empregos formais soma 209 mil e bate recorde para fevereiro Governo renova isenção do IPI para produtos da construção civil Economia se manteve crescente; Baixo desemprego e crescimento de renda; Baixa inadimplência; A liberação do crédito pessoal continuou em expansão Recorde de números de financiamentos; Sinais de desaquecimento da economia Incorporadores começam a segurar preços e lançamentos; Início de promoções e descontos; Aumento no número de distratos "Cresce número de construtoras que fecham as portas e prejudicam mutuários" Incertezas políticas; Desaquecimento do mercado imobiliário; Enfraquecimento da economia Redução de estoques; Produção retoma o patamar de 2005/2006; Expectativa de retomada da economia em 2017 Mercado prevê menos inflação e mais crescimento econômico para 2017 Economia brasileira cresce 1% em 2017 e confirma recuperação 10 anos da Crise de 2008: colapso, consequências e lições