Author:

Wolf

Registered 1 year ago.
Event:

Visualization(s): 135

Created: 2018-08-14 13:35:43.

Last modified: 2019-10-13 19:31:45.

External Link: Luiz Inácio Lula da Silva

Rss Feed: História do Brasil

Resume:
Videos 1 Images 1 Audios 0 Files 0 Links 0
Tags:

No tags ...

 

Descrição

Luiz Inácio Lula da Silva (Caetés, 27 de outubro de 1945), nascido Luiz Inácio da Silva e mais conhecido como Lula, é um político, ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro, o 35.º presidente do Brasil entre 2003 e 2011. Membro fundador e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores, elegeu-se presidente da República na eleição de 2002, sendo reeleito em 2006.

De origem humilde, ainda era criança quando sua família migrou de Pernambuco para São Paulo. Lá, foi metalúrgico e sindicalista, período no qual recebeu a alcunha "Lula", forma hipocorística de "Luís". Durante a ditadura militar, organizou grandes greves de operários no ABC Paulista. Em 1986, elegeu-se deputado federal pelo estado de São Paulo com um recorde de votos e, em 1989, concorreu à presidência da República, perdendo no segundo turno para Fernando Collor de Mello por 53-47 por cento. Em 1990, foi um dos fundadores e organizadores, junto com Fidel Castro, do Foro de São Paulo, que congrega parte dos movimentos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe. Também foi candidato a presidente outras duas vezes, em 1994 e 1998, perdendo ambas as eleições no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso.

Empossado presidente da República em janeiro de 2003, o governo Lula teve como marcos a introdução de programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome. Durante seus dois mandatos, empreendeu reformas e mudanças radicais que produziram transformações sociais e econômicas no Brasil, que triplicou seu PIB per capita e alcançou o grau de investimento pela agência de classificação de risco Standard & Poor's. Na política externa, desempenhou um papel de destaque, incluindo atividades relacionadas ao programa nuclear do Irã e ao aquecimento global. Lula foi considerado um dos políticos mais populares da história do Brasil e, enquanto presidente, foi um dos mais populares do mundo. Sua chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, elegeu-se presidente na eleição de 2010.

Ao ser sucedido por Dilma em janeiro de 2011, Lula, que deixou o governo com mais de 90 por cento de aprovação popular, manteve-se ativo no cenário político e passou a dar palestras no Brasil e no exterior. Em outubro de 2011, foi diagnosticado com câncer de garganta e submetido a quimioterapia, levando a uma recuperação bem-sucedida. Em 2016, quando o governo Dilma passava por uma grave crise política, a presidente nomeou-o como seu chefe da Casa Civil. No entanto, a nomeação, apontada por juristas e pela imprensa como uma manobra visando evitar o impeachment da presidente e a obtenção de foro privilegiado — Lula era réu na Operação Lava Jato — foi suspensa pela justiça. Em julho de 2017, foi condenado em primeira instância a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Com a confirmação em segunda instância da sentença, que inclusive aumentou a pena, teve sua prisão decretada e entregou-se para a Polícia Federal em abril de 2018, estando atualmente detido na carceragem da instituição.

Luiz Inácio Lula da Silva

 
História do Brasil

História do Brasil