Primeiras plantas

01/01/+425000001View on timeline

Cooksonia: conheça a primeira planta terrestre

Plantas são seres que têm estado presentes na vida do ser humano há muito tempo. Provavelmente onde você está agora ou próximo, tem uma planta. Ao longo da pandemia do covid-19, por exemplo, o cultivo de plantas pelos brasileiros aumentou em xx%. Apesar de parecerem seres menos interativos, as plantas se assemelham muito aos humanos, já que assim como nós elas nascem, crescem, se reproduzem e em algum momento também morrem. Mas você já se perguntou, quando, onde e como as plantas surgiram?!

Os primeiros fósseis identificados de plantas datam de 433 a 427 milhões de anos atrás, são fósseis de Cooksonias. As Cooksonias são um gênero de plantas conhecidas como as primeiras plantas terrestres. São plantas sem folhas, nem raízes, com 5 a 10 centímetros de altura com eixos isotonicamente ramificados e esporângios terminais. Seu caule se dividia em vários pontos e possivelmente se fixava no solo por caules subterrâneos que crescem rente ao solo, dando apoio às folhas e raízes da planta, sendo que cada um de seus ramos, terminavam em esporângios (cápsulas que produziam esporos, estruturas essenciais no desenvolvimento da planta e continuidade de seu ciclo de vida).

Por apresentarem algumas células condutoras, são consideradas arquétipos, ou seja, protótipos, um primeiro modelo das primeiras plantas Traqueófitas, que são as plantas vascularizadas, que possuem vasos condutores da seiva, também conhecidos como “xilema e “floema”, apesar de sua construção dos esporângios e morfologia de esporos serem ainda enigmas bastante complexos.

A espécie Cooksonia paranensis por exemplo, apesar de não terem sido identificados esporos no local que foi encontrada, foi descrita e aceita com um terminal portador de esporófitos e um esporângio em forma de copo. Tais características demonstram que as Cooksonias são representantes da transição entre as briófitas e as demais plantas vasculares, sendo esses elementos vasculares, características que permitem o transporte mais eficiente de água e nutrientes, ao invés do transporte por osmose (célula a célula), permitindo que as plantas terrestres alcançassem tamanhos maiores e certa independência do ambiente aquático

As Cooksonias estão distribuídas em todo o globo terrestre, nas margens de lagos, porém a sua variabilidade sugere que sejam um grupo descendente de um ancestral comum. O tamanho pequeno de seus eixos e seu número limitado de dicotomias levou a interpretações distintas do hábito de vida das Cooksonias, porém a mais aceita é de um tratamento intermediário, nos quais essas plantas são consideradas pequenas e determinadas, mas sem nenhuma implicação de dependência da fase especializada na produção de gametas para o seu enraizamento e interação com o substrato.

A jazida geológica Cherte de Rhynie, na Escócia, que data de cerca de 416 a 359 milhões de anos atrás, apresenta uma variedade de informações que implicam que todas as plantas terrestres, ou pelo menos as plantas vasculares, derivam de um único ancestral comum, fazendo parte do gênero das Cooksonias.


0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 26/02/2021

Updated in 26/02/2021

All events in the topic Flora:


Invalid DatePrimeiras plantas