Fundação da vale do rio doce

01/06/1942View on timeline

Criação da Companhia Vale do Rio Doce

Empresa de capital misto criada através de decreto-lei pelo presidente Getúlio Vargas em junho de 1942. Com controle acionário do governo federal, a CVRD foi organizada para impulsionar a exploração das riquezas minerais do subsolo brasileiro, principalmente o ferro.

Coerente com as disposições contidas no Código de Minas - que fazia distinção entre a propriedade do solo e a do subsolo e vedava a exploração do subsolo brasileiro a estrangeiros -, o governo federal implementou a partir da década de 1940 uma política mais agressiva na área da exploração mineral. Com uma nítida postura nacionalista, o governo Vargas eliminou definitivamente as pretensões que a Itabira Iron Ore Company mantinha no Brasil, contestadas por políticos e intelectuais desde a Primeira República.

Em que pese a orientação nacionalista então manifestada pelo governo brasileiro, a criação da CVRD contou com a colaboração dos governos dos Estados Unidos e da Inglaterra, obtida no contexto da aproximação do Brasil com as potências aliadas na Segunda Guerra Mundial. A própria incorporação do patrimônio da Itabira Iron à nova empresa se deu graças a um entendimento com o governo britânico.

Parte de um projeto de desenvolvimento econômico mais amplo que visava à industrialização do país, o surgimento da CVRD se relaciona com o da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Assim como a CSN, a CVRD continuou se fortalecendo ao longo dos anos. Na década de 1950, consolidou sua posição no mercado mundial. Nas duas décadas seguintes, houve uma diversificação considerável de suas atividades, que passaram a incluir a construção e exploração do porto de Tubarão, próximo a Vitória (ES).

Com uma área de atuação a princípio concentrada em torno das jazidas de ferro de Minas Gerais, a CVRD com o tempo passou a operar também na região amazônica, onde se localizam as jazidas de Carajás, no sul do Pará. Hoje, a CVRD forma um grande conglomerado estatal, constituído por mais de vinte empresas.

Fonte: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/EstadoEconomia/CVRD

Logo - Atual
Logo - Antiga
Trem da Vale transportando minério de ferro pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
Mina de ferro em Carajás, Pará

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 22/12/2020

Updated in 19/02/2021

All events in the topic História:


Invalid DateTratado de Tordesilhas
Invalid DateChegada dos portugueses no ES
Invalid DatePadre AnchietaPadre Anchieta
Invalid DateChegada da Família real
Invalid DateSaint Hilaire
Invalid DateIndependência do Brasil
Invalid DateCharles Darwin no Brasil
Invalid DatePrimeira Estrada de ferro
Invalid DateAbolição da escravaturaAbolição da escravatura
Invalid DatePrimeira usina elétrica no ESPrimeira usina elétrica no ES
Invalid DateRevolução de 30Revolução de 30
Invalid DateFundação da vale do rio doceFundação da vale do rio doce
Invalid DateDécada de 1960 - Rodovias
Invalid DateCampus de Alegre da Ufes
Invalid DateDécada de 1970 - Samarco
Invalid DateInauguração do MUSES