República Portuguesa: Terceira República

25/04/19742021 (Circa)

A 25 de abril de 1974 um golpe militar liderado por capitães que tinham participado na Guerra Colonial colocou fim ao regime ditatorial do Estado Novo. O processo revolucionário que entretanto se desencadeou colocou fim à Guerra Colonial e iniciou um processo de descolonização, libertou os presos políticos e colocou fim à censura, permitindo a liberdade de expressão, e organizou a transição para um regime democrático, implementando uma nova Constituição e preparando eleições para os vários órgãos de poder.

Em 1976 organizaram-se as primeiras eleições democráticas para a presidência da república, nas quais foi eleito o General António Ramalho Eanes. Ainda neste ano, foi também eleito o primeiro governo da democracia portuguesa, sob a liderança de Mário Soares.

Em 1986, Portugal aderiu à Comunidade Económica Europeia e, em 1999, à zona Euro. A integração de Portugal no espaço Europeu permitiu alcançar um período de elevado desenvolvimento económico e social.

Em 1999, Portugal entregou a soberania de Macau à República Popular da China, colocando assim um fim simbólico ao Império Português.

António Ramalho Eanes