Uma atualização para maior conforto

1892 (Circa)1898 (Circa)

A rainha D. Maria Pia de Sabóia residiu com regularidade no Paço de Sintra até 1910. Após a morte do seu marido, o rei D. Luís I († 1889), são executadas algumas obras, das quais se destacam:

- Sala dos Aposentos da Rainha D. Maria Pia, com decoração de 1893, situada na parte nascente do corpo manuelino, onde figura um fogão de sala com o brasão da monarca com as armas de Portugal e de Sabóia;

- Os azulejos da Cozinha Real são renovados e é colocado o brasão da rainha acima do arco que divide as colossais chaminés, datado de 1895;

- A lareira que se encontrava no camarim é transferida, em 1898, para a Sala das Pegas, sala que foi usada para importantes banquetes nos anos seguintes.

O Paço de Sintra foi ao longo dos séculos sucessivamente adaptado a diferentes formas de habitar e circular pelos espaços. As obras da rainha D. Maria Pia marcaram o velho palácio com mais "assinaturas", estas últimas que se juntaram a outras mais antigas. Monumento de longa história, o Palácio foi usado como testemunho de antiguidade da dinastia dos reis e rainhas de Portugal. É no período final da Monarquia, a 23-06-1910, classificado como monumento nacional.

Brasão da rainha D. Maria Pia, com as armas de Portugal e de Sabóia. Datado de 1895, executado por José Augusto "O Popular"
A lareira de mármore oferecida pelo Papa Leão X ao rei D. Manuel I (1495-1521), em 1515, proveniente do arruinado Paço de Almeirim, destruído pelo Terramoto de 1755. Na fotografia da direita, anterior a 1898, pode-se ver a Sala das Pegas sem a lareira colocada.
Sala dos Aposentos da rainha D. Maria Pia, situada na parte nascente do corpo manuelino do Paço de Sintra. A lareira, no lado esquerdo, ostenta o brasão da rainha. Postal de finais do século XIX.