Invasão da Tchecoslováquia

20/08/1968View on timeline

A invasão da Tchecoslováquia/Checoslováquia também conhecida como entrada das Forças Aliadas (Operação Danúbio) foi uma invasão militar de tropas de 5 países socialistas do Pacto de Varsóvia sob a liderança da União Soviética (URSS, República Democrática Alemã, República Popular da Polônia, República Popular da Hungria e República Popular da Bulgária).

Na noite entre 20 de agosto e 21 de agosto de 1968, os países membros do Pacto de Varsóvia invadiram a República Socialista da Checoslováquia, a fim de deter a Primavera de Praga, as reformas de liberalização política de Alexander Dubcek.

Na operação, de codinome do Danúbio, as estimativas variam entre 175.000 e 500.000 soldados que atacaram a Checoslováquia; cerca de 500 checoslovacos ficaram feridos e 108 morreram na invasão. A invasão parou com sucesso as reformas de liberalização e fortaleceu a autoridade do Partido Comunista da Tchecoslováquia. A política externa da União Soviética durante esta época ficaria conhecida como a Doutrina Brejnev.

O exército da RDA estava pronto sob as fronteiras entre a Tchecoslováquia e a Alemanha e não excederam seu território à espera das tropas soviéticas. Dentre os países membros do Pacto de Varsóvia que não participaram da invasão, foram a Albânia (participante desde 1961 como membro passivo) e a Romênia (devido à sua liderança do pecualiar líder Nicolae Ceaușescu).

Foram ocupadas a maioria das grandes cidades tchecoslovacas pouco depois da chegada de tanques e aviões com altas técnicas militares soviéticas. A população expressou forte resistência durante as primeiras semanas de ocupação, no entanto não conseguiram nenhum resultado sozinhos. As transmissões de rádio e de televisão foram interrompidas. Devido à tentativa de instaurar uma reforma socialista no país, era conhecida como Primavera de Praga, ocorreu logo após a invasão pela URSS, a prisão e o internamento de dirigentes representantes da Tchecoslováquia - Dubček, Smrkoský, Černík e outros - logo após a invasão. As tropas soviéticas permaneceram desde a invasão até o ano de 1991.

Tanques soviéticos em Praga, 1968.
Unidade de artilharia do Pacto de Varsóvia, na Tchecoslováquia, em 1968.

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 19/11/2019

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Eventos marcantes:


Invalid DateSismo de Lisboa de 1755Sismo de Lisboa de 1755
Invalid DateMorre Vaz de Camões, o poeta.Morre Vaz de Camões, o poeta.
Invalid DateUnião IbéricaUnião Ibérica
Invalid DatePrimeira República PortuguesaPrimeira República Portuguesa
Invalid DateTratado de LisboaTratado de Lisboa
Invalid DateA crise académica de 1969A crise académica de 1969
Invalid DateAssassinato de Martin Luther King Jr.Assassinato de Martin Luther King Jr.
Invalid DateFestival de WoodstockFestival de Woodstock
Invalid DateInvasão da TchecoslováquiaInvasão da Tchecoslováquia
Invalid DateManifestações Maio de 1968Manifestações Maio de 1968
Invalid DateExposição Mundial de 1998Exposição Mundial de 1998
Invalid DateIngresso de Portugal na União EuropéiaIngresso de Portugal na União Européia
Invalid DatePortugal e adesão ao EuroPortugal e adesão ao Euro